Aqui você poderá baixar as regras da F.A.B.E. e suas Modalidades

Regras Gerais

CATEGORIAS, ESPECIALIDADES E QUANTITATIVOS DE OPERADORES

a) ASSALTO E SUPORTE – Não há limite numérico para este tipo de operador em campo

b) DMR – Não há limite numérico para este tipo de operador em campo

c) SNIPER – Não há limite numérico para este tipo de operador em campo

d) MÉDICO – 01 (Um) Operador Médico para cada 05 (cinco) operadores/jogadores em campo

e) MULA – 01 (Um) Operador “Mula” por equipe ou junção de equipes

f) ESCUDEIRO – 01 (Um) Operador “Escudeiro” por equipe ou junção de equipes

Obs.1: Todas as categorias e especialidades acima citadas são proibidas de salvaguardar/vigiar a outra que se encontre em situação de “morto” durante o jogo, exceto em casos que a permanência do operador ou operadores no local onde se encontra o operador “morto” tenha algum significado tático para a próxima jogada a ser realizada.

Obs.2: Ficará a critério do organizador autorizar ou não a utilização dos operadores citados nas letras E e F em um jogo por ele organizado

ITEM 1º. FPS POR CATEGORIA

a) 400 FPS – ARMAS DE ASSALTO E SUPORTE

I. Configurações e tipos de armas para uso:

i. Tipos: AEG ou GBBR

ii. Modelos: Qualquer modelo exceto rifles de precisão (SNIPER);

b) 450 FPS – ARMAS DMR

I. Configurações e tipos de armas para uso:

i. Tipos: AEG ou GBBR;

ii. Modelos: Qualquer modelo de FUZIL que exista para este fim, porém, devem obrigatoriamente seguir as especificações abaixo:

1. Cano interno (inner barrel) maior que 500mm (50 cm);

2. Miras telescópicas com aumento mínimo de 4X (ex.: lunetas; ACOGS etc.)

3. Coronha fixa ou retrátil;

4. Modo de disparo FULL (rajada) DESABILITADO

Obs.: esta categoria de operador deve respeitar a distância mínima de 15 metros para poder efetuar disparos contra o adversário com sua arma primária

c) 550 FPS – RIFLES DE PRECISÃO (SNIPER)

I. Configurações e tipos de armas para uso:

i. Tipo: GBB ou SPRING; Modelo: qualquer modelo destinado para este fim e com ação de alimentação por ferrolho.

ii. Modelos: Arma de qualquer modelo para a categoria destinada.

Obs.: esta categoria deve respeitar a distância mínima de 25 metros para poder efetuar disparos contra o adversário com sua arma primária d) 400 FPS – Para todas as armas secundárias (pistolas e revolveres) GBB, AEP E SPRING

ITEM 3º. CRONAGEM

a) Será feita pela organização de cada jogo e sempre serão observados os limites de FPS
abordados no item 1º deste;

b) Será adotada uma tolerância máxima de 5% acima do limite exigido no item 1º, exceto para
a classe SNIPER

c) A cronagem será feita com HopUp aberto e serão usadas BB’s 0,20 para medição do FPS;

d) A classe SNIPER não necessitará de abrir o HopUp da arma devido à dificuldade de
regulagem e esta ser minuciosa;

e) Os operadores que não passarem na cronagem serão advertidos e orientados a não
participar do jogo sempre visando a segurança e o bem-estar dos demais operadores.

ITEM 4º. SAFE ZONE

a) Área a ser designada pela organização dos jogos como destinada a recepção, entrosamento,
bate-papo e equipagem dos operadores.

b) Uma vez dentro da SAFEZONE todos os jogadores e membros da organização deverão estar
obrigatoriamente com suas AEG’s; suas GBB’s (rifles ou pistolas) e suas AEP’s com os
carregadores (mags/magazines) desacoplados de suas armas e com a câmara de disparo
vazia.

c) Não será admitido em hipótese alguma, disparos dentro da SAFEZONE, muito menos
disparos sem munição (tiros secos), mesmo que dentro de veículos quando se encontrarem
estacionados nas áreas designadas como sendo integrantes da SAFEZONE. As mesmas
determinações também se aplicam a granadas, lança-granadas, bazucas e demais
equipamentos dotados de mecanismo de disparo de BB’s. EM RESUMO, DISPARADOS
DENTRO DA SAFE ZONE SERÃO TRATADOS COMO ATITUDES GRAVÍSSIMAS E PUNIDAS
CONFORME O ITEM 26

d) É PROIBIDO e não será admitido em hipótese alguma, atravessar / cruzar durante a
realização do jogo a área destinada a SAFEZONE, visando obter vantagem tática para
movimentação por parte do operador ou grupo de operadores durante o jogo

e) É PROIBIDO e não será admitido em hipótese alguma, disparos atravessando / cruzando a
área de SAFE ZONE (disparos advindos da área de combate) durante a realização do jogo,
visando obter vantagem tática para atingir adversário posicionados no lado oposto da SAFE
ZONE por parte de qualquer operador

f) Os operadores, que infringirem a regra SERÃO CONVIDADOS A NÃO JOGAR
g) TODOS OS OPERADORES antes de retornarem e adentrarem a SAFE ZONE devem efetuar os
PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS a seguir:

I. Retirar os carregadores (mags/magazines) de TODAS as armas de Airsoft que estiver
portando

II. Efetuar um disparo para esvaziar a câmara de TODAS as armas de Airsoft que estiver
portando

III. Travar TODAS as armas de Airsoft que estiver portando e colocando o seletor de disparo em
modo “SAFE”

ITEM 5º. EQUIPAMENTOS OBRIGATORIOS

a) Dentro do campo de jogo designado pela organização será considerado OBRIGATÓRIO o uso
dos seguintes itens de segurança:

I. OBRIGATÓRIO o uso de óculos, seja para jogar, organizar ou assistir

II. É OBRIGATÓRIO que estejam sinalizadas nas cores VERMELHA ou LARANJA as pontas de
todas as suas AEG’s; RIFLES GBB; PISTOLAS GBB’s; AEP’s e RIFLES SNIPER

III. PANO VERMELHO para a sinalizara situação “morto” ou eliminado em jogos diurnos

IV. Luzes de alerta tipo pisca para a situação “morto” ou eliminado em jogos noturnos

V. 02 (dois) Pares de braçadeiras sendo 01 (UM) PAR NA COR VERMELHA e 01 (UM) PAR NA
COR AMARELA em jogos diurnos

VI. 02 (dois) LED’S (luzes de sinalização) sendo 01 (UM) NA COR VERDE e 01 (UM) NA COR AZUL
para uso em jogos noturnos (FUNCIONARAM COMO BRAÇADEIRAS DE IDENTIFICAÇÂO) para
serem afixadas nos coletes

VII. 05 (cinco) ataduras/faixas

VIII. Luvas e capacetes SÃO OPCIONAIS. Estes equipamentos visam proporcionar uma maior
proteção contra possíveis ferimentos causados pelas peculiaridades de cada terreno/campo
de jogo (queda de pedras; arames farpados, vegetação cortante etc.)

IX. Apito – equipamento de segurança que tem como finalidade sinalizar situações onde
jogadores possam vir a sofrer ferimentos GRAVES em campo. Deve-se ser utilizado em
conjunto da frase “FERIDO REAL”

ITEM 6º. FARDAMENTO / LOAD-OUT

a) Serão permitidos fardamentos de qualquer cor ou modelo, desde que não sejam padrões de
camuflagem pertencentes e exclusivas das Forças Armadas Brasileiras (MARINHA; EXÉRCITO
e AERONÁUTICA)

b) Não serão permitidos brevês ou mesmo patch’s utilizados por forças auxiliares de segurança

c) Não será permito o uso de: camisetas, blusas, casacos etc., com designações, imagens e
grafias que façam referência as forças auxiliares de segurança

d) O operador identificado utilizando fardamento exclusivo das Forças armadas Brasileiras de
forma total ou parcial em sua vestimenta de jogo será advertido a não mais utiliza-lo nos
jogos que utilizarem este manual de regras e conduta da F.A.B.E. seja de forma parcial ou
total, e caso persista na utilização indevida será denunciado de acordo com o Estatuto dos
Militares Lei 6.880 de 09 de dezembro de 1980 artigos 76 e 79 descrita abaixo:

Lei nº 6.880
Art. 76. Os uniformes das Forças Armadas, com seus distintivos, insígnias e emblemas, são
privativos dos militares e simbolizam a autoridade militar, com as prerrogativas que lhe são
inerentes.

Parágrafo único. Constituem crimes previstos na legislação específica o desrespeito aos
uniformes, distintivos, insígnias e emblemas militares, bem como seu uso por quem a eles não tiver
direito.

Art. 79. É vedado às Forças Auxiliares e a qualquer elemento civil ou organizações civis usar
uniformes ou ostentar distintivos, insígnias ou emblemas que possam ser confundidos com os
adotados nas Forças Armadas.

Parágrafo único. São responsáveis pela infração das disposições deste artigo, além dos indivíduos
que a tenham cometido, os comandantes das Forças Auxiliares, diretores ou chefes de repartições,
organizações de qualquer natureza, firmas ou empregadores, empresas, institutos ou
departamentos que tenham adotado ou consentido sejam usados uniformes ou ostentados
distintivos, insígnias ou emblemas que possam ser confundidos com os adotados nas Forças
Armadas.

CPM (Código Penal Militar), no artigo 172

Art.172. Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a quem não tenha direito –
Pena: detenção, até 6 meses.

ITEM 7º. IDADE DO OPERADOR

a) Para participar dos jogos apoiados pela F.A.B.E. o jogador deverá ter idade mínima de 18 anos, salvo em casos de menores que devidamente estejam acompanhados (presencialmente) nos jogos ou dos seus pais ou dos seus responsáveis legais.

b) Jogadores menores de idade após terem a autorização por escrito de seus pais ou responsáveis para a prática do Airsoft devem participar primeiramente do Projeto “F.A.B.E. TEEN” e após a conclusão do mesmo este estarão aptos a participarem dos jogos apoiados pela F.A.B.E. mediante a apresentação pelos pais ou responsáveis legais da documentação necessária para a participação nos jogos de Airsoft

c) Todos os Pais ou responsáveis legais pelo menor de idade, podem autorizar e acompanhar presencialmente seus filhos nos jogos, mas obrigatoriamente devem estar cientes dos possíveis riscos de lesão física inerentes a prática do Airsoft, conhecimento este deve ser adquirido antes mesmo de autorizarem a participação de seus filhos em jogos apoiados pela F.A.B.E. Organizadores e a Federação de Airsoft de Brasília e Entorno não serão responsabilizados por possíveis acidentes dentro do ambiente dos jogos já que, partimos da premissa de que TODOS OS PRATICANTES, PAIS OU RESPONSÁVEIS LEGAIS POR JOGADORES DE AIRSOFT SÃO CONHECEDORES DOS RISCOS DE LESÃO E ACIDENTES PROVENIENTES DESTE ESPORTE

É OBRIGAÇÃO DE TODOS OS PARTICIPANTES DOS JOGOS DE AIRSOFT APOIADOS PELA F.A.B.E. TEREM TOTAL CONHECIMENTO DESTE MANUAL DE REGRAS E DE CONDUTA.

ITEM 17º. RANGERS

a) São pessoas escolhidas pela organização dos jogos e que serão responsáveis pelo
monitoramento e andamento do mesmo. Estes poderão ser pessoas que não estejam
jogando ou operadores que estejam em campo e devidamente identificados com colete
reflexivo, ou PATCH, ou sinalizando com um PANO AMARELO.

b) O RANGER tem autonomia para intervir em conflitos durante os jogos, voltar jogadas
errôneas, e, em casos extremos, retirar operadores problemáticos da partida.

ITEM 24º. PONTA VERMELHA

a) Para jogos apoiados pela F.A.B.E faz-se obrigatório o uso da ponta nas cores vermelho vivo e
laranja em todas as AEG’S; RIFLE GBB; PISTOLAS GBB E AEP, REVOLVERES, RIFLES SNIPER,
METRALHADORAS DE SUPORTE de todos os jogadores participantes ou não dos jogos.

b) As pontas devem ter o tamanho mínimo de 1,5cm na lateral do flash Rider ou do slide
(quando pistola), sendo aceito tamanho menor somente em casos que já venham pintados
de fábrica. Não será permitido o uso de fita ou qualquer outro material que possa ser
removido facilmente descaracterizando assim, a marcação obrigatória da arma.

c) Pontas originais não podem ser pintadas com a finalidade de diminuir o tamanho mínimo
obrigatório descrito acima.

ITEM 25º. PENALIDADES

a) O DESCUMPRIMENTO DE TODO E QUALQUER ITEM DESCRITO NESTE DOCUMENTO DE CONDUTAS
E REGRAS LEVARÁ O OPERADOR/JOGADOR A SER PUNIDO CONFORME DESCRITO ABAIXO

I. Primeira falta: 30 dias de suspenção

II. Segunda falta: 60 dias de suspensão

III. Terceira falta: 90 dias de suspensão

O OPERADOR APÓS A TERCEIRA FALTA SERÁ SUBMETIDO AO CONSELHO DISCIPLINAR E DE ACORDO COM A
DELIBERAÇÃO PODERÁ SER DESCONVIDADO A PARTICIPAR DOS JOGOS DE AIRSOFT APOIADOS PELA F.A.B.E.

b) IMORTALIADE/HIGHLANDER – JOGADORES/OPERADORES flagrados em atitude de “imortalidade”
(levar um disparo oponente e não se acusar) serão punidos conforme descrito abaixo:

IV. Primeira falta: 30 dias de suspenção

V. Segunda falta: 60 dias de suspensão

VI. Terceira falta: 90 dias de suspensão

O OPERADOR APÓS A TERCEIRA FALTA SERÁ SUBMETIDO AO CONSELHO DISCIPLINAR E DE ACORDO COM A
DELIBERAÇÃO PODERÁ SER DESCONVIDADO A PARTICIPAR DOS JOGOS DE AIRSOFT APOIADOS PELA F.A.B.E.

c) AGRESSÃO VERBAL

I. Primeira falta: 30 dias de suspenção

II. Segunda falta: 60 dias de suspensão

III. Terceira falta: 90 dias de suspensão

O OPERADOR APÓS A TERCEIRA FALTA SERÁ SUBMETIDO AO CONSELHO DISCIPLINAR E DE ACORDO COM A
DELIBERAÇÃO PODERÁ SER DESCONVIDADO A PARTICIPAR DOS JOGOS DE AIRSOFT APOIADOS PELA F.A.B.E.

ITEM 26º. NÃO SERÁ TOLERADO! É TERMINANTEMENTE PROIBIDO! SENDO
PASSIVEL DE DENUNCIA QUEIXA A SER ENCAMINHADA AS AUTORIDADES
COMPETENTES, TODO E QUALQUER TIPO DE:

a) AGRESSÃO FÍSICA OU VERBAL CONTRA PESSOAS OU ANIMAIS DENTRO OU FORA DA ÁREA
DE JOGO POR PARTE DOS JOGADORES PARTICIPANTES DOS JOGOS APOIADOS PELA
F.A.B.E.

b) DISPAROS CONTRA PESSOAS, ANIMAIS, VEÍCULOS E DEMAIS PROPRIEDADES PRIVADAS
DENTRO OU FORA DA ÁREA DE JOGO POR PARTE DOS JOGADORES PARTICIPANTES DOS
JOGOS APOIADOS PELA F.A.B.E.

c) UTILIZAÇÃO COMO BUNKER (PROTEÇÃO) DE TODO E QUALQUER VEÍCULO E DEMAIS BENS
DE PROPRIEDADE PÚBLICA OU PRIVADA DENTRO OU FORA DA ZONA DE JOGO SENDO O
JOGADOR RESPONSÁVEL POR QUALQUER DANO QUE ELE TENHA CAUSADO A ESTE BEM E OBRIGATORIAMENTE ELE, E SOMENTE ELE, DEVERÁ REALIZAR O RESSARCIMENTO
FINANCEIRO OU MORAL AO PATRIMÔNIO PÚBLICO OU PRIVADO AO QUAL VEIO A
DANIFICAR DE FORMA PROPOSITAL AO DESCUMPRIR AS DETERMINAÇÕES AQUI CITADAS

AO SER IDENTIFICADO O JOGADOR SERÁ EXPULSO SUMARIAMENTE E
PERMANENTEMENTE DOS JOGOS DE AIRSOFT APOIADOS PELA F.A.B.E.

ITEM 27º. AGRESSÃO FÍSICA

a) NÃO SERÁ TOLERADA NENHUM TIPO DE AGRESSÃO FÍSICA ENTRE JOGADORES OU
INTEGRANTES DOS JOGOS DE AIRSOFT APOIADOS PELA F.A.B.E.

NO CASO DE AGRESSÃO FÍSICA O IDENTIFICADO SERÁ SUSPENSO POR 90 DIAS DAS ATIVIDADES
RELACIONADAS AO AIRSOFT E A F.A.B.E. E ENCAMINHADO AO CONSELHO DISCIPLINAR PARA
DELIBERAÇÃO, E CONFORME A GRAVIDADE DO FATO, DESCONVIDADO PERMANENTEMENTE DOS JOGOS
DE AIRSOFT APOIADOS PELA F.A.B.E.
ESTE MANUAL DE REGRAS E CONDUTA TERÁ VALIDADE IMEDIATA APÓS A
DATA DA SUA PUBLICAÇÃO NOS INSTRUMENTOS DE DIVULGAÇÃO DA
FEDERAÇÃO DE AIRSOFT DE BRASÍLIA E ENTORNO – F.A.B.E.
TODOS OS OPERADORES/JOGADORES TEM O PRAZO DE 30 (TRINTA) DIAS A
PARTIR DA DATA DE PUBLICAÇÃO DESTE MANUAL PARA SE ADEQUAREM AS

ITEM 7º. IDADE DO OPERADOR

a) Para participar dos jogos apoiados pela F.A.B.E. o jogador deverá ter idade mínima de 18 anos, salvo em casos de menores que devidamente estejam acompanhados (presencialmente) nos jogos ou dos seus pais ou dos seus responsáveis legais.

b) Jogadores menores de idade após terem a autorização por escrito de seus pais ou responsáveis para a prática do Airsoft devem participar primeiramente do Projeto “F.A.B.E. TEEN” e após a conclusão do mesmo este estarão aptos a participarem dos jogos apoiados pela F.A.B.E. mediante a apresentação pelos pais ou responsáveis legais da documentação necessária para a participação nos jogos de Airsoft

c) Todos os Pais ou responsáveis legais pelo menor de idade, podem autorizar e acompanhar presencialmente seus filhos nos jogos, mas obrigatoriamente devem estar cientes dos possíveis riscos de lesão física inerentes a prática do Airsoft, conhecimento este deve ser adquirido antes mesmo de autorizarem a participação de seus filhos em jogos apoiados pela F.A.B.E. Organizadores e a Federação de Airsoft de Brasília e Entorno não serão responsabilizados por possíveis acidentes dentro do ambiente dos jogos já que, partimos da premissa de que TODOS OS PRATICANTES, PAIS OU RESPONSÁVEIS LEGAIS POR JOGADORES DE AIRSOFT SÃO CONHECEDORES DOS RISCOS DE LESÃO E ACIDENTES PROVENIENTES DESTE ESPORTE

É OBRIGAÇÃO DE TODOS OS PARTICIPANTES DOS JOGOS DE AIRSOFT APOIADOS PELA F.A.B.E. TEREM TOTAL CONHECIMENTO DESTE MANUAL DE REGRAS E DE CONDUTA.

ITEM 17º. RANGERS

a) São pessoas escolhidas pela organização dos jogos e que serão responsáveis pelo
monitoramento e andamento do mesmo. Estes poderão ser pessoas que não estejam
jogando ou operadores que estejam em campo e devidamente identificados com colete
reflexivo, ou PATCH, ou sinalizando com um PANO AMARELO.

b) O RANGER tem autonomia para intervir em conflitos durante os jogos, voltar jogadas
errôneas, e, em casos extremos, retirar operadores problemáticos da partida.

ITEM 24º. PONTA VERMELHA

a) Para jogos apoiados pela F.A.B.E faz-se obrigatório o uso da ponta nas cores vermelho vivo e
laranja em todas as AEG’S; RIFLE GBB; PISTOLAS GBB E AEP, REVOLVERES, RIFLES SNIPER,
METRALHADORAS DE SUPORTE de todos os jogadores participantes ou não dos jogos.

b) As pontas devem ter o tamanho mínimo de 1,5cm na lateral do flash Rider ou do slide
(quando pistola), sendo aceito tamanho menor somente em casos que já venham pintados
de fábrica. Não será permitido o uso de fita ou qualquer outro material que possa ser
removido facilmente descaracterizando assim, a marcação obrigatória da arma.

c) Pontas originais não podem ser pintadas com a finalidade de diminuir o tamanho mínimo
obrigatório descrito acima.

ITEM 25º. PENALIDADES

a) O DESCUMPRIMENTO DE TODO E QUALQUER ITEM DESCRITO NESTE DOCUMENTO DE CONDUTAS
E REGRAS LEVARÁ O OPERADOR/JOGADOR A SER PUNIDO CONFORME DESCRITO ABAIXO

I. Primeira falta: 30 dias de suspenção

II. Segunda falta: 60 dias de suspensão

III. Terceira falta: 90 dias de suspensão

O OPERADOR APÓS A TERCEIRA FALTA SERÁ SUBMETIDO AO CONSELHO DISCIPLINAR E DE ACORDO COM A
DELIBERAÇÃO PODERÁ SER DESCONVIDADO A PARTICIPAR DOS JOGOS DE AIRSOFT APOIADOS PELA F.A.B.E.

b) IMORTALIADE/HIGHLANDER – JOGADORES/OPERADORES flagrados em atitude de “imortalidade”
(levar um disparo oponente e não se acusar) serão punidos conforme descrito abaixo:

IV. Primeira falta: 30 dias de suspenção

V. Segunda falta: 60 dias de suspensão

VI. Terceira falta: 90 dias de suspensão

O OPERADOR APÓS A TERCEIRA FALTA SERÁ SUBMETIDO AO CONSELHO DISCIPLINAR E DE ACORDO COM A
DELIBERAÇÃO PODERÁ SER DESCONVIDADO A PARTICIPAR DOS JOGOS DE AIRSOFT APOIADOS PELA F.A.B.E.

c) AGRESSÃO VERBAL

I. Primeira falta: 30 dias de suspenção

II. Segunda falta: 60 dias de suspensão

III. Terceira falta: 90 dias de suspensão

O OPERADOR APÓS A TERCEIRA FALTA SERÁ SUBMETIDO AO CONSELHO DISCIPLINAR E DE ACORDO COM A
DELIBERAÇÃO PODERÁ SER DESCONVIDADO A PARTICIPAR DOS JOGOS DE AIRSOFT APOIADOS PELA F.A.B.E.

ITEM 26º. NÃO SERÁ TOLERADO! É TERMINANTEMENTE PROIBIDO! SENDO
PASSIVEL DE DENUNCIA QUEIXA A SER ENCAMINHADA AS AUTORIDADES
COMPETENTES, TODO E QUALQUER TIPO DE:

a) AGRESSÃO FÍSICA OU VERBAL CONTRA PESSOAS OU ANIMAIS DENTRO OU FORA DA ÁREA
DE JOGO POR PARTE DOS JOGADORES PARTICIPANTES DOS JOGOS APOIADOS PELA
F.A.B.E.

b) DISPAROS CONTRA PESSOAS, ANIMAIS, VEÍCULOS E DEMAIS PROPRIEDADES PRIVADAS
DENTRO OU FORA DA ÁREA DE JOGO POR PARTE DOS JOGADORES PARTICIPANTES DOS
JOGOS APOIADOS PELA F.A.B.E.

c) UTILIZAÇÃO COMO BUNKER (PROTEÇÃO) DE TODO E QUALQUER VEÍCULO E DEMAIS BENS
DE PROPRIEDADE PÚBLICA OU PRIVADA DENTRO OU FORA DA ZONA DE JOGO SENDO O
JOGADOR RESPONSÁVEL POR QUALQUER DANO QUE ELE TENHA CAUSADO A ESTE BEM E OBRIGATORIAMENTE ELE, E SOMENTE ELE, DEVERÁ REALIZAR O RESSARCIMENTO
FINANCEIRO OU MORAL AO PATRIMÔNIO PÚBLICO OU PRIVADO AO QUAL VEIO A
DANIFICAR DE FORMA PROPOSITAL AO DESCUMPRIR AS DETERMINAÇÕES AQUI CITADAS

AO SER IDENTIFICADO O JOGADOR SERÁ EXPULSO SUMARIAMENTE E
PERMANENTEMENTE DOS JOGOS DE AIRSOFT APOIADOS PELA F.A.B.E.

ITEM 27º. AGRESSÃO FÍSICA

a) NÃO SERÁ TOLERADA NENHUM TIPO DE AGRESSÃO FÍSICA ENTRE JOGADORES OU
INTEGRANTES DOS JOGOS DE AIRSOFT APOIADOS PELA F.A.B.E.

NO CASO DE AGRESSÃO FÍSICA O IDENTIFICADO SERÁ SUSPENSO POR 90 DIAS DAS ATIVIDADES
RELACIONADAS AO AIRSOFT E A F.A.B.E. E ENCAMINHADO AO CONSELHO DISCIPLINAR PARA
DELIBERAÇÃO, E CONFORME A GRAVIDADE DO FATO, DESCONVIDADO PERMANENTEMENTE DOS JOGOS
DE AIRSOFT APOIADOS PELA F.A.B.E.
ESTE MANUAL DE REGRAS E CONDUTA TERÁ VALIDADE IMEDIATA APÓS A
DATA DA SUA PUBLICAÇÃO NOS INSTRUMENTOS DE DIVULGAÇÃO DA
FEDERAÇÃO DE AIRSOFT DE BRASÍLIA E ENTORNO – F.A.B.E.
TODOS OS OPERADORES/JOGADORES TEM O PRAZO DE 30 (TRINTA) DIAS A
PARTIR DA DATA DE PUBLICAÇÃO DESTE MANUAL PARA SE ADEQUAREM AS

REGRAS AQUI INFORMADAS BRASÍLIA, 25 de junho de 2018

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